Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

Carregando...

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Páscoa Para os Cristãos




Por: Bruno Ferreira

O que é a Páscoa para os Cristãos?

A páscoa para os cristãos celebra a ressurreição de cristo depois da morte e crucificação na sexta feira santa no domingo ele ressuscita, e é uma das festas mais importantes para o cristianismo, para os judeus a páscoa e a libertação do povo judeu do Egito.
Jesus cristo pessoa central na fé crista é crucificado por ser traído por um dos seus seguidores Judas, sua doutrina está escrita na Bíblia, o livro mais importante para os cristãos.
A Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera.
Quando a igreja foi oficializada por Constantino como fé do império romano muito das crenças pagas foi incorporada a fé cristã entre as quais, a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substítuidos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia. Portanto, este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos. Ishtar ou Astarte é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica.
A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A lebre (e não o coelho) era seu símbolo. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs. Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Eostre ou Ostera (no alemão mais antigo) significa “a Deusa da Aurora” (ou, novamente, o  planeta Vênus). É uma deusa anglo-saxã, teutônica, da Primavera, da Ressurreição e do Renascimento. Ela deu nome ao Shabbat Pagão, que celebra o renascimento chamado de Ostara.
Portanto vemos que a páscoa para os cristãos tem um significado forte a passagem e ressurreição de Jesus Cristo esse significado permanece mas muitos outros símbolos foram incorporados pela igreja no intuito de atrair os de fé pagã, hoje a festa cristã esta cada vez mais capitalizada pelas empresas como os famosos ovos de chocolate e outros produtos  que o capitalismo oferece, muitas das crianças não sabem o verdadeiro significado da páscoa e muitos dos adultos não ficam fora também em uma sociedade cristã poucos sabem como se formou o cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário