Pesquisar neste blog

Carregando...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 20 de setembro de 2011

1808 - A Vinda da Familia Real


1808
Por: Bruno Ferreira



Durante a história do Brasil ocorreu um pais antes de 1808 e outro depois certamente com a chegada da família real em terras tupiniquim, o Brasil mudou muito.
Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil o pais passou de categoria de colônia para a categoria de reino unido de Portugal o comercio com os países amigos, foi permitido. Grande parte deste comercia era com a Inglaterra, senhora dos mares e protetora de império português.
Dom João VI se mostrou antes de ser um monarca um bom político capaz de escapar da ameaça Napoleônica e promover algumas mudanças na colônia, como  medidas  que foram tomadas no Brasil, a criação de uma imprensa órgãos oficiais do governo crescimento urbano, criação de um Banco e aprimoramento do comercio, assim o Brasil passou por mudanças.
Certamente as conseqüências para o Brasil a partir de 1808 foram profundas a burocracia e a corrupção da corte portuguesa deixou marcas profundas no Brasil ate os dias de hoje, um aspecto positivo foi a não fragmentação do país em vários e pequenos países como ocorreu na America espanhola.
A família real já estava habituada aos trópicos quando era chegada a hora da partida em 1821 a volta do rei de Portugal era algo que a população de Portugal exigia, mas uma das grandes jogadas políticas de Dom João foi deixar a colônia nas mãos de um Bragança, que foi o príncipe regente Dom Pedro I, isso por que Dom João sabia que logo o Brasil iria querer independência, foi o que aconteceu Dom Pedro I proclamou em 07 de setembro de 1822 a independência do Brasil, forçado por uma conjuntura política da colônia que tinha como homem de idéias José Bonifacio.
O Brasil era um pais essencialmente explorado pela metrópole, mas a partir da vinda da família real passou a ter o sonho de independência política e  aos poucos tornar um outro pais, um autor que complementa a idéia e Laurentino Gomes em seu best-seller 1808.

“A ignorância e o isolamento eram resultados de uma política deliberada do governo português, que tinha como objetivo manter o Brasil, uma jóia extrativista e sem vontade própria, longe dos olhos e da cobiça dos estrangeiros.” Pg. 114
LAURENTINO GOMES – 1808

Até a chegada da corte o pais era apenas como se fosse uma mina, onde se tirava a riqueza e levava para a metrópole isso mudou com a chegada da corte certamente o Brasil que vemos hoje seria diferentemente se isso não tivesse acontecido.


3 comentários:

  1. essa historia da chegada da familia real no Brasil é muito boa.

    ResponderExcluir
  2. é muito interessante essa história!!!!
    gostei!!!! ;-)

    ResponderExcluir

Salvando a Amazônia